Fechamento do Mês de Agosto e Proventos Recebidos

O mês de agosto foi um mês conturbado, muita volatilidade no mercado, ações caindo 20% em dois dias(oibr3 e bpac11), mercado sangrento para outros papéis também.


Acredito que tive muita sorte esse mês de agosto, apesar de não fechar no positivo, me considero com sorte pois, foi o mês que realizei o maior aporte da carteira como você pode verificar aqui nesse post e esse grande aporte ele passou dos 20k, tendo em vista que como a bolsa apresentou muita volatilidade eu acabei sacando dinheiro da reserva de emergência para comprar algumas coisas com desconto, para além disso, o aporte de 19k foi feito nos fiis(fundos de investimento imobiliário), com isso quando as baixas aconteceram nas ações eu estava protegido, pois realizo meus aportes sempre no primeiro dia do mês, entretanto como sabemos os fiis possuem pouca valorização de ganho de capital, então a carteira fechou no negativo em -1.36%, muito pelo volume da compra o que fez a rentabilidade cair.

Aproveitando que estamos falando de rentabilidade, encontrei um vídeo no youtube de um canal pequeno de finanças, mas que julguei os conteúdos bem interessantes, as vezes nos damos muita atenção para os grandes youtubers e não prestamos atenção nos desconhecidos, mas achei interessante essa abordagem que fala de rentabilidade e sua inutilidade no processo de acumulação, achei interessante pois simplesmente é o que eu acredito. Vou deixar o vídeo aqui abaixo, para quem quiser conferir.


Então dito tudo isso, vamos ao que aconteceu de relevante na carteira:
Os proventos recebidos nesse mês de agosto somaram R$ 275,20 um belo valor para quem não tem nem um ano de carteira ainda, percebo que tá ficando interessante a distribuição desses proventos em alguns meses do ano, de acordo com minha carteira.



Começarei a focar mais ainda em aportar maiores valores na estratégia. Até agora o maior valor de renda passiva recebido, então o mês de agosto está sendo o campeão até o momento. VIVA :)




Passando a parte boa, vem o que performou mal na carteira, destaque para:
  • MALL11, performou em queda, acredito que devido a oferta de follow-on as cotas tem que ser reajustadas para que nenhum cotista se prejudique nem os que estão aderindo a oferta e nem os que irão entrar. O MALL11 fechou negativo em -3,92%; Acredito que rapidamente ele retorne aos patamares que se encontrava antes da oferta;
  • GGRC11, também tem sofrido fortes oscilações esse mês de agosto, por conta da mudança da gestão do fundo. Mas agora já está recuperando seu preço de mercado antes da mudança. GGRC11, fechou a -1,61%.
  • GRND3, grendene que continua com resultados ruins já há dois trimestres o que tem feito sua cotação sempre está em baixa ao longo desse ano, esperamos que tudo se ajuste até o final do ano e que 2020 seja um ano diferente para a grendene.
  • Renda Fixa, a renda fixa também sofreu um pouco de abalos esse mês quando as taxas subiram, fazendo com o que o preço dos títulos caíssem, mas foi muito pouco, não chegando a causar grandes estragos.
O restante da carteira performou bem, apenas queimando gordura nessa crise o que foi bom porque nada foi para o negativo, entretanto a margem de lucro caiu drasticamente no mês, apenas recuperando boa parte da queda nos últimos dias do mês que o mercado subiu bastante devolvendo boa parte do lucro que foi roubado no meio do mês.

Quem viu o post do aporte, percebeu que comprei fundos de ouro e de dólar estes performaram muito bem, destaque para o fundo de ouro ÓRAMA OURO MULTIMERCADO, que rendeu 5,81% no período. No total os 3 fundos comprados, renderam 4,68%.


Viu o tanto de coisa, o mês de agosto foi conturbado percebeu o tanto de coisas??? Mas faz parte da renda variável, está submetida a todos os tipos de riscos. Vamos para cima!!!

Até a próxima,

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas