Fevereiro 2020 - A surra começou -5%

Olá a todos, pelo visto o ano de 2020, promete!!! Promete fortes volatilidades na renda variável e na renda fixa. Se o cenário é incerto as coisas desandam em todos os ativos, com exceção do ouro e do dólar que pelo visto não param de subir.
A variação da carteira de renda variável esse mês foi de -5%,  um resultado nada agradável mas que faz parte na carreira do investidor em renda variável. Existem anos bons e anos ruins. Precisamos apena,s de mais anos bons do que ruins.

O motivo para essa queda é simples: CORONAVÍRUS!!!




Infelizmente o covid-19 nós pegou de surpresa, de surpresa entre aspas né, já havíamos ouvido falar, já havíamos sentido o drama que seria se isso se espalhasse, entretanto preferimos acreditar que seria resolvido rapidamente e que sequer poderia chegar aqui. E ai com a rápida disseminação do vírus por países europeus como a Itália a situação tende a ser impactante com a propagação desse vírus.

Bom vamos as movimentação da carteira:


Aproveitei da subida do ouro e do dólar e resgatei meus fundos de proteção, decisão que provavelmente foi errada, mas que foi feita mesmo assim. Por sorte eu havia em janeiro ajustado minha carteira para mais renda, então automaticamente ela se torna mais defensiva. 

O aporte do mês foi de R$ 4.000,00, porém a medida que ia caindo eu ia comprando mais ações, foquei exclusivamente na compra de ações em todas as quedas durante o mês.

Vamos as compras:


  • Como não podia deixar de faltar, independente de crise ou qualquer outra coisa é a compra de alguns fiis todo mês para aumento de renda passiva. Comprei 15 cotas do IRDM11;
  • Comprei Taesa aumentando assim minha carteira defensiva;
  • Comprei Banrisul, continuei comprando banrisul na verdade, estou lotado;
  • Comprei BBSeguridade, faz parte da minha estratégia defensiva e de renda;
  • Comprei Itaúsa pelos mesmos motivos de taesa, na verdade itaúsa é o que mais tenho no momento;
  • Comprei Energias do Brasil, novamente renda e defesa na carteira;
  • Continuo comprando petrobrás e acredito que a decisão é acertada.
  • Acabei tendo que comprar algumas small caps que montei a carteira em janeiro, como fui pego meio desprevenido acabei comprando algumas no topo e agora estão bem negativas, então com jeito e com paciência vamos baixando o pm devagarinho.


Vamos as vendas:


  • Vendi Trisul, papel de construtora e construtora pequena num cenário de crise tende a sofrer muito, como meu pm era baixo aproveitei para vender e captar mais caixa;
  • Venda de Weg, a queridinha da bolsa dentro dos meus modelos de valuation estava extremamente esticada, por isso realizei a venda, vendi a R$ 48,39 e R$ 47,44, novamente fazendo caixa;


Os dividendos nesse mês foram de R$ 458,87, até o momento o coronavírus não impactou a renda passiva, mas deve acontecer nos próximos meses.

O TOTAL DA RENDA PASSIVA NO ANO É: R$ 790,92

Por fim, acredito que as coisas podem ser ainda piores nos meses que virão dado a característica dessa doença e os impactos que podem trazer para a economia, logo a estratégia é focar em renda, nas grandes quedas continuar comprando, pois não existe mal que dure para sempre. E sempre aproveitando oportunidades para fazer swings trades para acumular caixa. Essa vai ser minha estratégia.

Bons investimentos a todos.


Comentários

Postagens mais visitadas