Janeiro de 2020! - Já comecei o ano apanhando do ibovespa :)

Começar a postagem desse novo ano com um Feliz Ano novo para todos aqui da Finasfera, que esse ano seja excepcional para todos nós!!!




Bom, sem mais delongas vamos lá...

Nesse mês de janeiro minha carteira rentabilizou -2,27% um resultado bem abaixo do que eu esperava, mas o jogo continua o valor em termos reais do que foi "perdido" ainda está dentro do normal tendo em vista que Dezembro os retornos foram excepcionais. Mas existe um porque...

Motivo 1:

Em Dezembro os fiis tiverem uma hiper valorização, foram mais de 11% num único mês, então é normal esperar por uma boa correção e isso foi o que acabou acontecendo em janeiro uma boa correção dos fundos de investimentos imobiliário, todo mundo que investe para gerar renda e tem uma boa parcela da carteira em fiis, deve ter sofrido muito esse mês de janeiro. Esse foi o primeiro motivo da minha rentabilidade negativa.

Motivo 2:

Ajustei a carteira, desde outubro de 2019 que venho falando aqui no blog que a bolsa está esticada e que tem que aproveitar nas quedas e nesse mês de janeiro aproveitei as quedas por conta do CORONAVÍRUS e fiz a festa, comprei muitas ITAUSAS, muitas MRV e muitas PETRO e muitas outras coisas. 

Reajustei minha carteira para o ano de 2020, irei focar mais ainda em renda passiva, então aumentei posições em boas pagadoras de dividendos, finalizei posições de ganho de capital e estou ajustando para esse ano. A meta desse ano é triplicar a renda passiva que recebi em 2019. Caso não tenha acompanhado, veja aqui

Ai você deve estar se perguntando, mas estamos num bull market ganho de capital vai ser bem melhor que renda?

Resposta: Concordo!!!

Vamos detalhar os ajustes (Aporte de 10k):

1 - Montei uma mini carteira de small caps, apenas com small caps e aloquei 10k para elas, para que elas se beneficiem desse bull market. A medida que elas forem ganhando capital eu vou alocar mais 10k, sempre comprando em momentos de baixa. Essa vai ser minha estratégia para caso o bull market continue;

2- Vendi posições como mypk, abev entre outras. Resolvi fazer isso para aumentar posições de itausa e elétricas nesse início de ano;

3 - Comprei bastante petrobrás, acredito que esse ano vai pagar muitos dividendos, detesto investir em commodities e estatais mas pelo estudo que fiz acredito que esse ano vai ser muito interessante para a petro.

4 - Se o bull market continuar ganho com as small caps se ele não continuar e a bolsa andar de lado seja pelo coronavirus ou qualquer outro motivo meu capital está muito mais protegido estando em papeis geradores de renda do que em papéis de ganho de capital.

5- Comprei mais fiis, mantendo assim a regra de que todo mês eu compro fiis para continuamente aumentar a renda passiva.

Basicamente esses foram os motivos que me fizeram reduzir um pouco a exposição em papéis mais voláteis.

Vamos a renda passiva que é o que nos interessa. Os dividendos esse mês foram de R$ 332,05, o que foi muito bom, pois de acordo com meu racional vai ser possível triplicar o anual de maneira "legal". É possível perceber que triplicar os rendimentos passivos anualmente é uma meta muito difícil se com 15% ano ano, a cada 5 anos você dobra o seu capital em apenas um ano eu pretendo triplicar o retorno dos dividendos, tomara que eu consiga.



Acho que o caminho é esse, atualmente estou com uma porcentagem de 60% fiis e 40% ações, mas ao longo do ano pretendo mudar isso, talvez aumentar os fiis até uns 75% ou equilibrar com as ações, ainda não decidi. Mas qualquer que seja a saída, a renda passiva será o foco esse ano. Irei ganhar bastante em capital também pois estou escolhendo com cuidado papéis com um ótimo DPA para ganhar tanto em dividendos quando em valorização.

Vamos para fevereiro, aproveitar o que nos aguarda.

Bons investimentos a todos, 















Comentários

  1. Olá, QVD
    Parabéns pelo aporte e boa sorte na sua estratégia ao longo deste ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gi, esse aporte ai foi complicado, janeiro é difícil com os mil gastos da vida cotidiana. Foi caindo e eu usando reserva de oportunidade + aporte. Vamos que vamos. Abraços,

      Excluir
  2. Aqui a carteira de FIIs em dezembro também rendeu na faixa de 11% no mês, mas não realizei lucros...estou deixando lá quietinho, mesmo agora os preços voltando a cair não me arrependo de não ter realizado o lucro, até comprei mais na verdade rsrs Fevereiro está ai e cada movimento é uma nova aprendizagem no mercado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SI, eu também fiz igual a você, não realizei nada estou esperando alguns fiis voltarem para um preço ideal para começar a comprar novamente, pegando assim um yield interessante. Vamos para fevereiro . :)

      Excluir
  3. É uma estratégia interessante para aproveitar o bull market.
    Espero que dê certo.
    Sucesso em 2020, QvdD.
    Abraços, Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala grande Stark, vamos torcer para que dê certo. 2020, sucesso para nós. Abraços,

      Excluir
  4. Tb realizei alguns lucros e reinvesti em fii e RF. Rebalanceamento na carteira.. Mas 322 de dividendos tá bem legal, hein.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo Dividendos ufrj, focarei ainda mais esse ano pra tentar buscar acima de 500 reais por mês, totalizando mais de 6.000 ano. Agora é a hora de focar nisso. Abraços e sucesso para nós nesse ano de 2020.

      Excluir
    2. Pô, que legal sua estratégia, gostei bastante.

      Também estou pensando em abrir posição em PETR4, fico com pé atrás devido ao fato de ser estatal e commodities, porém vejo com bons olhos essa nova gestão da empresa e se tudo se confirmar (plano de redução de dívidas aliado à vendas de ativos) a tendência é vir um caminhão de dividendos, especialmente a partir de 2021.

      Ainda não conhecia seu Blog, iniciei minha jornada em Novembro/19. Vou te adicionar ao meu Blogroll e acompanhar sua caminhada, se puder fazer o mesmo, agradeço parceiro.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
    3. Fala ai CD, estarei te acompanhando sim. Obrigado pela visita. Com certeza essa nova petro vai trazer alegrias e dividendos gordos para nós, estou confiante. Abraços,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas